segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Internet e Redes Sociais - E eu com isso?

Apesar de parecer distantes dos consultórios e clínicas, as ações de marketing na internet e em redes sociais têm ajudado muito a evidenciar os serviços de médicos, dentistas e outros profissionais da saúde.

Há tempos atuando a frente de programas de marketing para a área da saúde, tenho recebido várias indagações de profissionais de medicina, odontologia, psicologia e outros sobre como a internet pode ser inserida no contexto do marketing médico. A preocupação costuma girar em torno dos fatores éticos que norteiam essas atividades e o uso de um canal que, pela própria natureza, é massificador e com pouca, ou nenhuma, regulamentação.

As estratégias de internet utilizadas por marcas de tênis, relógios de grife ou sabão em pó funcionam também para vender os serviços de um consultório, clínica ou hospital? Sem usar de analogias, a minha resposta é sim. O que deve diferenciar uma coisa da outra é a mensagem e não o meio. O mundo da web nos oferece inúmeras possibilidades de acesso aos nossos clientes, sejam eles chamados de pacientes ou apenas consumidores.  E ela, a internet, vem se mostrando útil de diversas maneiras:

 - um cliente que necessite localizar geograficamente um médico poderá usar das ferramentas de busca, como o Google, para isso;
- ao acessar um site de um fisioterapeuta, o paciente poderá conhecê-lo melhor, ler seus artigos, conhecer seus procedimentos, localizá-lo e até marcar uma consulta;
- um paciente poderá sentir-se muito mais próximo de seu dentista ao receber um e-mail dele felicitando-o pela data do aniversário ou outra ocasião – o que poderá implicar em indicações futuras desse profissional a amigos e parentes;
- conhecer as instalações de um hospital ou clínica, bem como o seu corpo médico, ficará mais fácil a um paciente que acessar o site da instituição;

E nada disso macula os códigos de ética das sociedades profissionais. É importante, no entanto, agir de forma planejada e estratégica para não cair no lugar comum das grifes e marcas de consumo.

E para não dizer que a receita ficou pela metade, seguem algumas ações que vem sendo utilizadas por profissionais e instituições atuantes na área da saúde:


Site ou página pessoal
Principais benefícios:  transmitir confiança aos pacientes, permitir acesso aos endereços de atendimento, apresentar-se como especialista, transmitir sofisticação (se necessário), efetuar agendamentos online, apresentar corpo clínico, apresentar as instalações  e os serviços, tirar dúvidas sobre as especialidades que atende.

Minhas observações: costumo dizer que site é uma janela do seu consultório ou clínica para o mundo, de nada servirá se você não convidar as pessoas a olharem por ela e conhecerem o que você tem a oferecer. Assim, se disponibilizar um site, faça uso de ferramentas que irão promovê-lo. É importante que você insira seu endereço no cartão de visitas, no receituário, no folder da recepção, etc. Lembre-se também que ele e o espelho da sua qualidade de serviço e que se não agradar poderá espantar os visitantes e os pacientes.

Blog
Principais benefícios:  interagir com os pacientes criando afinidade e proximidade com eles, publicar opiniões através de artigos que sejam de interesse do seu público alvo.

Minhas observações: assim como os sites, os blogs também devem ser divulgados. Nunca deixe de acompanhar as opiniões inseridas pelos seus leitores e abuse das fotos para deixá-lo bonito e agradável. Não escreva artigos longos ou com conteúdo técnico demais, esteja atento à linguagem do seu leitor.



AD WORD (ou SEO)
Principais benefícios: aparecer com destaque nas buscas do Google, ser evidenciado em relação a concorrência quando o seu paciente procurar os seus serviços, dar destaque ao seu site ou blog.

Minhas observações: não faça AdWord de forma amadora, essa poderosa ferramenta contemporânea de marketing pode se tornar um problema do ponto de vista custo-benefício se não for feito por quem realmente entende.



Facebook e outra redes sociais:
Principais benefícios: aproximação com os pacientes, divulgação de serviços, criação de marketing viral (muito útil) para promover serviços e produtos.

Minhas observações:  Assim como o AdWord, as redes sociais precisam ser gerenciadas. O volume de resultados  vem na mesma proporção que o tempo dedicado. O marketing viral nas redes sociais são os que resultam os melhores retornos mas também devem ser “pensados” por quem tem experiência no assunto. Os anúncios na área de publicidade possui resposta superior ao AdWord pois permite uma segmentação melhor através de perfis psicográficos. É a mídia ideal para divulgar as áreas da medicina e odontologia estética (dermatologia, implantes dentários, ortodontia, etc). Mito: só os jovens tem familiaridade com as redes sociais – bobagem.

Por: Norivaldo Carneiro 
       Consultor em marketing na área da saúde. Publicitário por formação com especialização em marketing pela PUC (RJ). Professor dos cursos de pós graduação do IBEMEC, UGF e IAVM (Rio de Janeiro). Diretor executivo da MarketMed Consultoria. 

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