sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Dentistas: ganhar pacientes deixou de ser um segredo

Entre os anos 2010 e 2011 foi realizada uma pesquisa em nível nacional com o objetivo de conhecer os motivos que fazem os pacientes voltar ao dentista procurando um tratamento com o mesmo profissional ou clínica, assim como indicá-lo para familiares, colegas e amigos. Confira os resultados e saiba como proceder para que o paciente volte e indique seu consultório. Foram entrevistados dentistas homens e mulheres entre 30 e 40 anos e os principais motivos listados que fazem o paciente voltar ao consultório foram:

- qualidade do atendimento da equipe de suporte (27%);
- contato pessoal via representante (19%);
- contato periódico via telefone (16%);
- preço justo (15%);
- qualidade dos tratamentos clínico-odontológicos utilizados (11%);
- satisfação com a decoração e ambiente (7%);
- influência de amigos (4%)
- outros (1%).

Alguns resultados como o de que o uso de representantes que divulguem a clínica ou consultório odontológico fizesse que os pacientes retornassem, foram surpreendentes. Este elemento tem a ver com a especificidade da venda corporativa que pode ser feita por um representante do consultório ou clínica oferecendo os serviços para escolas e empresas. Com essa forma de abordagem no lugar de uma pessoa e sua família, se consegue ter um fluxo muito maior de pacientes.
 Os fatores que tem mais importância em termos percentuais para fidelizar o paciente/cliente ou fazer que ele procure o mesmo consultório de volta estão na maioria das vezes relacionados ao atendimento oferecido pela clínica em geral. O Resultado prova que não apenas a qualidade do atendimento clínico odontológico faz diferença, mas todo o contexto ajuda na capacitação de clientes.

Já a qualidade do tratamento clínico, ao contrário ao que pensam muitos profissionais da odontologia, ficou apenas no terceiro lugar como as causas que fidelizam o paciente. O preço que sempre é colocado, segundo o senso comum como o principal fator que faz o paciente voltar, ficou no quarto lugar. É errado o profissional achar que o único ou principal fator para que faz que procurem novamente a clínica é a qualidade do profissional, existem vários fatores que ajudam (ou atrapalham) na hora da decisão de escolha dos pacientes.


Algumas das medidas sugeridas para iniciar um programa de atendimento e fidelização de acordo a pesquisa são:

- Realizar periodicamente pesquisa ou questionários de satisfação junto aos pacientes, tabulando os resultados e fazendo que eles sejam utilizados para aperfeiçoar o atendimento ao cliente/paciente.
- Campanhas “member get member” (um membro indica outro ou um amigo indica outro amigo, obtendo por isso algum tipo de benefício).
- Treinar toda a equipe (inclusive os profissionais da saúde que lideram a organização, secretárias e ajudantes) em novas técnicas de atendimento e fidelização.
- Ligar após um tempo de finalizado o tratamento para os pacientes, para saber como se sentem ou lembrá-los de que devem voltar para fazer um tratamento preventivo.
- Envio de cartão postal ou emails marketing nas datas de aniversário ou comemorativas. 
- Premiar aos funcionários que fazem um bom atendimento ao cliente.
- Estruturar programas com promoções e benefícios estimulando quem volte mais vezes.
- Construir na clínica um ou vários elementos que a diferenciem da concorrência. 

Lembremos que sempre é muito mais fácil fazer que alguém que gostou dos nossos serviços volte ou nos indique, que captar um novo paciente/cliente.



Fonte: Perfectu News 

Nenhum comentário:

Postar um comentário