quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Sua imagem pela decoração

Estar com a aparência física em dia é um fator importante não só para a apresentação pessoal, mas também para ambientes profissionais. O seu consultório deve representar o que você deseja passar para seus pacientes: seriedade, elegância, conforto, sofisticação, e as mais diversas sensações agradáveis que se transformam em tranquilidade e confiança.

Em relação à decoração, captamos informações de ambientes comerciais e empresariais. Em consultórios médicos e odontológicos, o assunto fica ainda mais sério. Todos sabem que a primeira impressão é a que fica. Esses lugares precisam passar profissionalismo, mas nem sempre é o que acontece. Diversas vezes os administradores deixam passar despercebidos, elementos que fazem a diferença aos olhos dos pacientes, que por sua vez, dificilmente deixarão de considerá-los.

Os ambientes dos consultórios, recepções, clínicas e hospitais devem ser convidativos e confortar as pessoas. Hoje os pacientes optam por lugares que não só passem a imagem de um consultório, mas também um lugar aconchegante onde terão atenção, além da confiança refletida por todos que ali prestam serviço.  

Existem fatores na própria decoração capazes de afetar desde o humor do paciente até a qualidade percebida por ele no atendimento. Muitos profissionais da área médica reclamam que alguns clientes vão apenas à primeira consulta e não remarcam a próxima. O que acontece é que dependendo da imagem que o consultório passa, o julgamento do profissional acontece automaticamente, positiva ou negativamente, Esse pode ser um exemplo de como uma simples decoração pode influenciar na escolha dos pacientes. Um consultório sujo e desorganizado jamais passará a imagem de um bom profissional, mesmo que ele seja.


A decoradora de interiores Graziela Lima, sugere em seu blog “Construindo minha casa clean”, (construindominhacasaclean.blogspot.com.br), algumas dicas para decoração de consultórios. Confira a seguir algumas delas:


- Assim como fazemos em casa, primeiro devemos pensar no objetivo que queremos alcançar e a partir daí planejar a decoração. Por exemplo, se você deseja atrair pacientes da classe A, vale investir em uma decoração mais moderna e sofisticada com móveis mais elegantes. Nas paredes do consultório podem ter quadros decorativos com temas de saúde, desde que não tirem o foco da consulta.

 - Para tornar o ambiente mais convidativo e menos impessoal, uma boa opção é o uso da madeira. Ela pode ser usada em painéis na parede, nos balcões ou nos móveis, pois é um elemento que traz calor naturalmente ao ambiente além de dar um toque de sofisticação.

- O uso correto das cores é muito importante. Cores quentes e fortes, por exemplo, podem deixar pacientes ainda mais agitados. No geral os consultórios e clínica são buscados por quem está debilitado, por isso o objetivo das cores é acalmar e passar conforto. O ambiente influencia inclusive, na recuperação dos pacientes. Sendo assim, o azul e o verde como cores principais são boas opções, são tons que acalmam e combinam entre si. Isso não quer dizer que não seja possível usar outras cores. Com moderação, o uso dessas cores trará um pouco de alegria para o local.

- Não devemos deixar de lado um bom planejamento de iluminação e a preocupação com uma boa escolha de mobiliário. Esses itens além de bonitos devem ter um design interessante e confortável, acima de tudo.

- A recepção deve ser um local calmo, sofisticado e aconchegante, deixando o paciente confortável e com uma boa impressão. A decoração da recepção deve passar essa mensagem. Sendo assim, os pacientes terão uma imagem de confiança no profissionalismo do médico induzida pelo capricho e elegância do seu ambiente de trabalho aumentando, consequentemente, a credibilidade e os ganhos.

- Elementos extras como uma estante de livros, por exemplo, pode deixar os pacientes mais calmos e entretidos com uma boa leitura antes do atendimento. Pode-se ainda fazer um contraste com os móveis para sair da monotonia.

- Para consultórios que recebam crianças como pediatras, odontopediatras e até de ginecologistas, por exemplo, é possível ousar e não poupar na criatividade. Pequenos móveis como mesinhas e cadeiras coloridas compostas por lápis de cor, canetinhas, tinta e muito papel podem desviar a atenção dos pequenos enquanto os pais esperam pelo atendimento.

- Dependendo da especialidade, a integração do consultório com a recepção ou sala de atendimento pode funcionar bem. As persianas ou vidros foscos são opções que minimizam essa ligação sem agredir o ambiente. Paredes vazadas também podem ajudar a integrar ambientes além de deixar o consultório com um toque mais sofisticado.


Por: Samantha Valente – Especialista em Marketing Médico  

Leia o texto da decoradora na íntegra no blog


Nenhum comentário:

Postar um comentário