segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Por que a Psicologia é Ciência e Sabedoria?

Há décadas a Psicologia tenta se afirmar como uma ciência “igual às outras”. Psicólogos, sobretudo nos EUA, dedicam a maior parte de suas carreiras a executar experimentos em laboratórios que obedeçam aos parâmetros da ciência, ou seja, tratam de fatos, fenômenos mensuráveis, quantificáveis, e que podem ser replicados por outros cientistas em iguais condições. Herança do fundador moderno dessa forma de apreensão da realidade: René Descartes.

Os fenômenos humanos são de tal complexidade, de tal diversidade, que esta metodologia científica clássica nunca dará conta de apreendê-los tal como são. Mas a Psicologia acadêmica – na sua necessidade de obter financiamento para seus trabalhos, portanto para garantir empregos, sustentar os departamentos universitários – continua produzindo trabalhos que fragmentam, portanto distorcem, a realidade do ser humano.

Outro aspecto importante da permanência da Psicologia no paradigma cartesiano é a sua procura pela “respeitabilidade” oferecida pela ciência. Se a Psicologia não pertence à área privilegiada da ciência, os profissionais que a ela se dedicam são de “segunda classe”, seus rendimentos financeiros pequenos, seu lugar na sociedade é precário.

Mas há uma vertente na Psicologia, na qual me incluo, que fundamenta sua prática nas noções desenvolvidas pela Fenomenologia, questionadora da hegemonia cartesiana. A Fenomenologia rompe com a dicotomia sujeito-objeto, consciência-corpo, indivíduo-mundo. Rompe com a pretensão de pura objetividade e, portanto, com seus critérios de verdade. Todo conhecimento advém de seres humanos que se inserem em um mundo (físico, social, cultural, biológico) do qual qualquer separação é artificial, construída/teórica. Penso que o filósofo francês Merleau-Ponty foi quem melhor nos mostrou, poeticamente, a verdade da visão fenomenológica, fundamento do trabalho mais fértil, tanto da Psicologia quanto da Medicina e suas áreas afins:

“Retornar às coisas mesmas é retornar a este mundo antes do conhecimento cujo conhecimento fala sempre, e com respeito ao qual toda determinação científica é abstrata, representativa e dependente, como a geografia com relação à paisagem onde aprendemos primeiramente o que é uma floresta, um campo, um rio.”
(Fenomenologia da Percepção, p.7)

O que tudo isso nos revela?
·        -  A importância da valorização da Psicologia como ciência cujo paradigma não é o mesmo daquela inaugurada por Galileu e Descartes.
·         -   A consideração de que toda a realidade humana deve ser conhecida e investigada por meio de disciplinas múltiplas e integradas.
·       - A consideração de que o sujeito da investigação, teórica ou clínica, está implicado nela. As emoções, os valores, os eventos da história pessoal do cientista psicólogo ou médico estão presentes em cada ato e momento de seu trabalho.
·         - A afirmação de que o sujeito humano não é um ser fragmentado em psique e soma, sujeito e mundo e, portanto, conhecê-lo e atuar nele e no mundo implica na adoção de princípios e métodos que respeitem estes entrelaçamentos.

Amaryllis Schvinger
Doutora em psicologia

Psicoterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário