sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Como montar uma clínica médica - parte 1

Cada vez mais os profissionais de saúde estão descobrindo como se tornar empresários de sucesso, através da abertura de uma clínica médica, conduzindo seus negócios de forma a atender melhor as expectativas de sua comunidade, contribuindo para que o sistema de saúde seja mais humano, acolhedor e eficiente.


O primeiro passo é escolher como a clínica se organizará para prestar seus serviços:
A Agência nacional de Saúde (ANS) categorizou os estabelecimentos médicos em 54 tipos de consultórios, mas só veremos alguns como exemplos, sendo os mais utilizados no mercado:
- Consultório médico com até duas especialidades médicas;
- Consultório geral em que são executados  procedimentos médicos acima de duas especialidades médicas;
- Clínica geral que efetua pequenos procedimentos médicos;

Mercado de clínicas médicas

Para montar uma clínica médica, com diversas especialidades, o empresário concorre diretamente com os consultórios que atendem até duas especialidades. O que se nota é que a clínica consegue agregar um maior atendimento, pois possibilita maior facilidade de pagamento, além de ter como característica o diferencial de estar próxima das comunidades que requerem atendimento médico de qualidade a um custo acessível.
Os pacientes comparam o atendimento do SUS ao das clínicas médicas, sendo que nas clínicas, os pacientes se sentem mais ouvidos e sentem que seus problemas de saúde têm maior atenção.
Uma clínica médica popular opera com ou sem planos de saúde e essa é mais uma vantagem mercadológica que faz com que esse negócio consiga um número crescente de pacientes.
Muitos consultórios médicos se agregaram a outros para constituírem as clínicas populares, visualizando assim uma oportunidade imperdível em que se têm baixos custos de implantação, sendo que os pagamentos costumam ser pontuais, mesmo a clientela fazendo parte das classes C e D.
Os consultórios médicos enfrentam uma forte concorrência com as clínicas médicas populares e clínicas particulares em geral. Mesmo diante disso, alguns profissionais de saúde preferem abrir um consultório médico de até dois sócios e profissionais, como no caso de fisioterapeutas e clínicas de estética.
Para vencer no mercado e oferecer serviços de qualidade os consultórios médicos devem estar aptos para concorrer através do diferencial no atendimento e outras questões mercadológicas como localização, divulgação e planejamento.

Escolher entre montar uma clínica médica ou consultório, depende do empreendedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário