A arte da terceira idade
Afinal, todos querem viver mais e melhor
A
população do Brasil com mais de 60 anos tem aumentado muito rapidamente. De
acordo com o Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, realizado pela
Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de brasileiros idosos irá aumentar
de 12,5%, atual, para 30% até 2050.
A
ampliação da proporção de idosos na população é resultado do aumento considerável
da expectativa de vida dos brasileiros, diretamente relacionado à queda da taxa
de natalidade. O crescimento no Brasil deverá ser mais rápido do que a média
internacional. Enquanto a quantidade de idosos vai duplicar no mundo até o ano
de 2050, ela quase triplicará no território nacional. O Rio de Janeiro é o
Estado onde o grupo da terceira idade é mais expressivo em relação à população
total, representando 14,9% da população total.
Um
levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em
conjunto com um portal de educação financeira, em 2014, mostrou o potencial de
consumo de pessoas com mais de 60 anos nas capitais do Brasil. De acordo com a
pesquisa, 41% dos entrevistados afirmam gastar mais com produtos que desejam do
que com itens relacionados às necessidades básicas da casa. Contudo, pelo menos
45% alegaram enfrentar dificuldades para encontrar produtos destinados ao
público de sua idade.
Esses
dados apontam boas oportunidades de negócios para as empresas, mostrando a
necessidade de atenção com essa parcela da população. Com estratégias adequadas
e personalizadas, é possível diversificar as áreas de atuação e investir em
serviços específicos, principalmente, na área da saúde. Como os idosos estão
deixando de ser minoria, indústrias de alimentos e demais setores precisam
estar alerta às oportunidades relacionadas a este público.
O
mercado está em uma fase de muitas mudanças. Quem souber acompanhar as
tendências e se antecipar, conseguirá destaque em seu setor de atuação. Ou
seja, entender este novo momento é fundamental para conquistar o público-alvo e
se manter no setor. Mesmo com uma maior expectativa de vida e mais saúde e
qualidade, as pessoas ainda chegam à terceira idade com muitos problemas de
saúde, geralmente, causados pelo processo natural do organismo. Nessa hora, não
basta oferecer o comum, como medicamentos, é preciso investir em inovação, como
prevenção. Além disso, a qualidade do atendimento e dos serviços também é
diferencial.
FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário