segunda-feira, 28 de março de 2016

Novos negócios com o envelhecimento da população

A arte da terceira idade

Afinal, todos querem viver mais e melhor

      A população do Brasil com mais de 60 anos tem aumentado muito rapidamente. De acordo com o Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de brasileiros idosos irá aumentar de 12,5%, atual, para 30% até 2050.
       A ampliação da proporção de idosos na população é resultado do aumento considerável da expectativa de vida dos brasileiros, diretamente relacionado à queda da taxa de natalidade. O crescimento no Brasil deverá ser mais rápido do que a média internacional. Enquanto a quantidade de idosos vai duplicar no mundo até o ano de 2050, ela quase triplicará no território nacional. O Rio de Janeiro é o Estado onde o grupo da terceira idade é mais expressivo em relação à população total, representando 14,9% da população total.
      Um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em conjunto com um portal de educação financeira, em 2014, mostrou o potencial de consumo de pessoas com mais de 60 anos nas capitais do Brasil. De acordo com a pesquisa, 41% dos entrevistados afirmam gastar mais com produtos que desejam do que com itens relacionados às necessidades básicas da casa. Contudo, pelo menos 45% alegaram enfrentar dificuldades para encontrar produtos destinados ao público de sua idade.
      Esses dados apontam boas oportunidades de negócios para as empresas, mostrando a necessidade de atenção com essa parcela da população. Com estratégias adequadas e personalizadas, é possível diversificar as áreas de atuação e investir em serviços específicos, principalmente, na área da saúde. Como os idosos estão deixando de ser minoria, indústrias de alimentos e demais setores precisam estar alerta às oportunidades relacionadas a este público.
      O mercado está em uma fase de muitas mudanças. Quem souber acompanhar as tendências e se antecipar, conseguirá destaque em seu setor de atuação. Ou seja, entender este novo momento é fundamental para conquistar o público-alvo e se manter no setor. Mesmo com uma maior expectativa de vida e mais saúde e qualidade, as pessoas ainda chegam à terceira idade com muitos problemas de saúde, geralmente, causados pelo processo natural do organismo. Nessa hora, não basta oferecer o comum, como medicamentos, é preciso investir em inovação, como prevenção. Além disso, a qualidade do atendimento e dos serviços também é diferencial.

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário