terça-feira, 15 de março de 2016

SITE MÉDICO: Uma Janela Para o Mundo

Por Norivaldo Carneiro
Consultor da MarketMed - Marketing Para a Área de Saúde

       O mundo digital mostrou-se um leque de oportunidades, principalmente para os serviços médicos que também podem ser trabalhados de forma mercadológica. Ter um site profissional, de bom gosto, de conteúdo informativo e que atenda aos preceitos éticos estabelecidos pelos Conselhos Profissionais de Medicina é, sem dúvida, a primeira das ações estratégicas na web.
      Obter um domínio e construir uma página poderá fazer a diferença na percepção do público-alvo. Para o paciente, a internet é hoje uma fonte de informação inesgotável sobre doenças, tratamentos e profissionais especializados. Para o médico ela é um excelente veículo de informação e promoção, através do qual ele pode fazer uso de centenas de estratégias para conquistar clientes, divulgar artigos, relacionar-se com os pacientes, acompanhar tratamentos etc.

Vamos analisar os principais pontos que envolvem essa tarefa:

Quais as vantagens em ter um site médico?
O site é a extensão do consultório dentro do ambiente do paciente. Mesmo que o profissional tenha sido indicado por alguém de confiança, antes de tomar a decisão de marcar uma consulta, ele poderá querer saber mais sobre seu futuro médico. Perguntas como "quem é esse profissional?", "qual experiência ele tem?", "onde ele atende?", "quais dias atende?", entre outras, podem ser respondidas pelo site.
Além disso, os aspectos de confiança poderão ser aguçados numa visita à página virtual. Mostrar nela o consultório, a foto do profissional, aparatos tecnológicos que ele usa, suas participações na mídia e seu currículo podem ajudar a transmitir credibilidade e confiança.
O site também pode ser um excelente canal para a marcação de consultas, ótima fonte para a montagem de banco de dados, referência para outros especialistas que querem conhecer o seu trabalho, uma mídia excelente para divulgar artigos, livros e outras publicações etc.

O que deve conter nele?
A preocupação maior está, no primeiro momento, no objetivo. Pergunte-se: para que eu quero ter um site? Seu conteúdo dependerá dessa resposta. Na área da saúde existem vários tipos de sites: os comerciais, os profissionais, os portais de conteúdo etc. Se você quer apenas ficar mais conhecido e usa-lo como uma ferramenta para isso, pergunte-se em seguida: por quem? Assim ficará claro o tipo de conteúdo que deve conter sua página.
Preocupe-se bastante com o visual que ele terá. Lembre-se que aquilo que ele transmitir ao seu público moldará a percepção dele sobre você. Ou seja, se o site é feio, bagunçado, com conteúdo demais (ou de menos), fotos ruins etc, será assim que o visitante perceberá o seu trabalho no consultório.
Explore seus pontos fortes. Mesmo sendo especialista, dê ênfase aos procedimentos que você faz melhor. Um cirurgião plástico que atua na área estética poderá, por exemplo, explorar mais a mamoplastia (cirurgia dos seios) se for esse o foco dele.
Não insira no site textos longos. Não temos no Brasil uma população ávida por conteúdo, só por informação, se ela vir em poucas linhas, ótimo.
Não dê ao seu visitante a possibilidade de sair do site sem que ele marque uma consulta com você. Para isso, insira, por exemplo, um formulário de pré-agendamento.
Chame atenção dele para as outras páginas. Segure-o mais tempo possível no seu site. Quanto mais ele ficar, mais ele te conhecerá.

Quais os passos para construir um bom site médico?
Escolha um domínio e reserve-o no Registro.br, essa escolha pode significar o sucesso ou fracasso do seu site. Escolher o seu próprio nome como domínio pode ser positivo se você tem a intenção de edificar sua imagem como um especialista de referência. No entanto, se ele for complicado de soletrar e difícil de guardar, melhor buscar algo que facilite o entendimento. A ACE Helth, por exemplo, uma clínica de exercícios para cardiopatas, optou em reservar o domínio cardiologiadoexercicio.com.br para ser encontrada na web. Afinal poucos sabem escrever ACE Helth.
Após esse passo inicial, faça o projeto do seu site. Estabelecendo com clareza o que você quer com ele (atrair mais pacientes, ter mais presença diante da sua sociedade médica, divulgar um livro ou os seus artigos) para, então, estabelecer seu público-alvo. Feito isso, pense no conteúdo e dê o layout e programação à um especialista da área (designers e programadores) - cuidado com sites pré-formatados, eles podem ser uma dor de cabeça para atualizações e custos extras, além de, alguns, exigirem o nome deles no seu endereço de domínio.
O último passo é hospedar a sua página. Escolha um bom provedor. Cuidado com aqueles que são muito baratos, eles podem não te atender no espaço que você precisa, no tráfego de informações ou no suporte que você necessitará depois da hospedagem. No Brasil, os bons provedores de hospedagem têm preços muito parecidos (cerca de R$ 330,00 por ano).
A manutenção do seu site também deve ser objeto de cuidados. Depois que ele for publicado, torne-o dinâmico para que as pessoas possam sempre ter novidades e visitá-lo com frequência. Troque fotos, inclua conteúdos, monte testes etc.
Não deixe de analisar os resultados de visita do seu site: quantos visitantes ele recebeu, de onde são esses visitantes, quanto tempo ficaram na página etc. O seu provedor poderá lhe fornecer essas estatísticas. No entanto, o Google possui um serviço desse tipo, de graça e eficiente, chamado Google Analytics (conheça mais em www.google.com/analytics).

Tenho que divulgar meu site?
Claro. O site é só uma janela para o mundo, mas você precisará convidar as pessoas a olharem por ela. Use todas as formas possíveis (e permitidas). Exemplo: inclua o endereço virtual na sua papelaria (cartão de visitas, receituário, envelopes etc), coloque folders com o conteúdo do seu site no balcão da recepção do seu consultório ou clínica, divulgue na sua publicidade (se você for uma clínica ou centro médico, pois profissionais liberais que atuam como médicos não podem fazer propaganda segundo o código de ética do CFM), monte um cartaz convidando as pessoas a visitarem a página, essas coisas ajudam a gerar tráfego.

Fica, para fecharmos, a principal dica de divulgação do seu site: AdWords e SEO - ambos são ferramentas do Google que merecem ser conhecidas por você. São estratégias que ajudarão a posicionar o seu domínio entre os primeiros das buscas do Google. Mas atenção, ao contrário do que se pensa, não basta fazer uma conta nos links patrocinados e depositar uma fortuna. As estratégias de posicionamento vão muito além do leilão. Conheça mais. Boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário