A questão do direito autoral e o ECAD (Escritório
Central de Arrecadação e Distribuição) costumam causar muitas dúvidas entre os
profissionais da área de saúde que disponibilizam TV aberta para seus pacientes
e clientes nas sala de espera. Nesse ambiente, o Canal Personalizado de Televisão surge como uma ótima alternativa.
De acordo com a Instituição, assim como o
serviço de profissionais de saúde são cobrados, a música também é fruto da
criação de artistas que vivem disso e que têm o direito à remuneração pelo uso
de suas obras. O pagamento começa a ser feito após o cadastro do
estabelecimento, por procura voluntária ou por abordagem do ECAD. A partir
disso, a clínica recebe uma licença para reprodução e precisa começar a pagar. Aquelas
que não pagam os boletos são acionadas pela central de cobrança da Instituição
e estão sujeitos à multa de 10% sobre o valor, juros de 12% ao ano e
atualização monetária com base na TR.
Muitos profissionais da área questionam
os argumentos do ECAD, alguns até retiram as mídias de seus consultórios, como
forma de protesto. Porém, estudiosos da área de administração de espera e filas
afirmam que a espera ociosa é muito mais “dolorosa” e menos satisfatória ao
paciente do que a espera com entretenimento. Como resolução da questão,
clínicas, laboratórios e hospitais estão optando pelo Canal Personalizado de Televisão, as chamadas TVs Corporativas. Pois, além de informar e entreter os pacientes, é
uma forma de divulgar os serviços, produtos e parceiros.
A opção consiste em um canal de TV
próprio para o consultório, ou seja, com conteúdo selecionado de acordo com o
perfil dos pacientes e dos médicos. A TV exibe as informações com a marca e as
cores da clínica, ou seja, reafirma a identidade visual, o conteúdo é on-line, pode
ser alterado a qualquer momento e o canal possui uma grade de programação
própria, podendo transmitir: informações e serviços da clínica, laboratório ou
hospital, notícias de agências e portais, dicas relacionadas à especialidade do
local, agenda cultural, novidades relevantes da área de saúde, conhecimentos
gerais etc.
O canal personalizado de televisão
apresenta uma ótima alternativa àqueles que buscam outras opções além da TV
aberta. Mas, é importante ressaltar que
o trabalho deve ser elaborado por um profissional da área. Agências
especializadas em Marketing Médico possuem a experiência e a equipe necessárias
para a elaboração de um bom serviço, com resultados positivos.
FONTES:
Nenhum comentário:
Postar um comentário