sexta-feira, 24 de junho de 2016

Entenda as etapas do processo de decisão do seu paciente

Todos pacientes passam por um processo com diferentes estágios psicológicos até chegar a sua decisão. Exceto em casos de emergência, carência ou falta de opções. Caso seu interesse seja se destacar em sua especialidade é muito importante entender esses estágios. Assim, poderá traçar melhor suas metas e o planejamento de suas ações.
1º Etapa - Reconhecimento do problema: momento em que o paciente percebe a necessidade de buscar um especialista, como no caso da diabete.

2º Etapa - Busca de informações: A pessoa irá buscar informações, normalmente online, sobre a especialidade, tratamentos, inovações, recomendações etc.

3º Etapa – Avaliação das alternativas: A pessoa já terá conhecimento sobre o que precisa e informações sobre a área. Agora, precisará encontrar um especialista ou local que se adequem à sua necessidade, no caso do exemplo, um endócrino. Nesse momento é importante o especialista estar “disponível para ser encontrado”. Através da presença nas principais redes sociais, possuir um site amigável, inteligente e funcional, atrelado à otimização de buscas.

4º Etapa – Decisão: O momento que, depois de conhecer, buscar e encontrar seu especialista, a pessoa irá agendar um encontro para consulta, procedimento ou cirurgia e se tornar, enfim, um paciente.


5º Etapa – Consumo e avaliação: O paciente será atendido pelo médico e irá se questionar sobre isso. Se a consulta foi satisfatória? Resolveu-se seu problema? Se indicaria para um amigo ou familiar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário