sexta-feira, 5 de agosto de 2016

A importância de uma boa identidade visual na área da saúde

A comunicação visual é o primeiro contato entre o médico e paciente. Mas, qual a percepção dos profissionais que atuam na área da saúde sobre a importância da identidade visual para o sucesso da clínica ou do consultório?

Identidade Visual é o conjunto da marca e todas suas aplicações, estando relacionada com os termos: imagens, tipografias, logos, sinalizações etc., que refletem a missão, visão e valores de uma empresa ou profissional. Por sua importância, deve ter um objetivo e um propósito, não deve ser construída ao acaso.

Na área da saúde, é essencial considerar o campo de atuação da empresa ou negócio (clínica, consultório, laboratório etc) para a criação e aplicação de uma identidade visual adequada. Por isso, o processo de construção visual deve ser realizado por profissionais qualificados (designers e programadores visuais), que entendam as necessidades, especificidades, desejos dos clientes e, principalmente, conheçam bem o mercado. Assim, os atuantes na área saúde têm a chance de se diferenciar entre os concorrentes e conquistar um número maior de pacientes.
Podemos citar como exemplo, a importância da escolha das cores certas no trabalho de criação da Identidade Visual. Pois, apresentam muito mais que uma questão estética, elas possuem a função de comunicar valores, influenciando no comportamento e decisão de escolha das pessoas, assim. Utilizada sozinha ou combinada, a cor influencia no relacionamento entre a clínica e o paciente. É necessário que ela esteja de acordo com a área de atuação, se diferencie da concorrência, se adéqüe ao público-alvo, possibilitando um conjunto de cores que atraia a atenção das pessoas.
Site, redes sociais, assinatura do e-mail, cartão de visitas, papelaria, brindes, sala de espera, sinalizações internas e externas, decoração etc., tudo deve seguir a Identidade Visual. Ela reflete a reputação, o grau de simpatia da clínica e é decisiva para a área financeira, também por isso merece atenção especial. Essa é uma importante etapa na consolidação da clínica e na divulgação do seu trabalho e deve transmitir profissionalismo e comprometimento para seu paciente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário