Medir
as estatísticas do seu site é algo fundamental para seu gerenciamento e
planejamento. Assim, você não perde informações importantes para aumentar seu
alcance e repercussão.
Google Analytics é uma ferramenta que monitora todos os
índices relacionados ao tráfego do seu site ou blog, rastreando a interação dos
visitantes. Ele é capaz de detectar
dados geográficos, demográficos e estatísticas, como o número de visitas,
origem dessas visitas (Google, redes sociais, e-mail etc.), região que mais
acessa, quais páginas são mais acessadas dentro do site etc. Todos esses relatórios e gráficos
servem para monitorar seu site e oferecer insights
importantes sobre seu conteúdo, sobre sua estrutura de site, e sobre as fontes
que geram visitas.
Quando um usuário chega a seu site,
através do Google Analytics serão coletadas algumas informações que
possibilitarão a criação de metas de crescimento e estratégias de divulgação
nos canais corretos. Separamos quatro relatórios essenciais do Google Analytics
que lhe ajudarão na hora de gerenciar seu site ou blog:
1) Público Alvo: nesse relatório você terá acesso ao
número de usuários (novos ou que estão retornando), número de sessões (Por
padrão, uma sessão do Google Anaytics dura no máximo 30 minutos ou o tempo que
o usuário ficar ativo no site), número de visualizações de página, taxa de
rejeição e tempo de permanência.
2) Aquisição: esse relatório irá lhe mostrar a origem
dos usuários. Você terá acesso aos canais de tráfego (um visitante poder chegar
ao seu site através de alguns canais, como por exemplo: e-mail, mídias sociais,
mecanismos de busca etc.), palavras que mais geram tráfego e páginas mais
acessadas.
3) Comportamento: esse relatório irá lhe mostrar tudo
sobre o conteúdo do seu site ou blog. Podendo descobrir o desempenho de cada um
de seus artigos. Você terá acesso às páginas de destino (as que mais
trazem visitantes), páginas de saída (por onde o usuário deixa
seu site), tempo de carregamento da página e quais são os termos mais
procurados na pesquisa interna do seu site.
4) Conversões: nesse você consegue configurar as
metas que deseja alcançar com seu site. Parte muito importante para entender se
você está adotando a estratégia certa. Com as metas estabelecidas, você
consegue descobrir não só quantas seu site no geral está conseguindo alcançar,
como também cada uma de suas páginas. Também é possível entender a jornada do
usuário até completar a Conversão que você escolheu como meta.
Fontes:
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